Atualmente, as mulheres sofrem pela ditadura em que vivemos de ter um corpo definido, magro, sem celulite e sem estrias. A celulite é um problema que afeta grande parte da população, em média 85% das mulheres na fase pós-adolescência. É a maior queixa em relação à estética. Devido à exigência desse padrão de beleza, surgem diversos tipos de dieta, tratamentos estéticos, atividades físicas, medicamentos e produtos dermocosméticos.
São vários os fatores que causam a celulite:
Genética
Sexo
Idade
Desequilíbrios hormonais
Hábitos de vida e alimentares
Perturbações metabólicas
Perturbações da circulação sanguínea
Disfunções hepáticas
A celulite surge devido a um mau funcionamento dos adipócitos, que retêm um maior teor de lipídios, diferentes e alterados e que estimulam a retenção de líquidos, levando assim ao aumento de volume da célula, gerando compressão dos vasos e comprometendo a circulação sanguínea. Além disso, o rompimento das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele contribui para este aspecto da pele. Os locais mais afetados são a parte superior da coxa, a parte interna dos joelhos, a região abdominal, a região glútea e a porção superior dos braços.
Existem quatro formas clínicas da celulite, que são classificadas de grau I à IV:
I - Dura: ocorre em pessoas com boa tonicidade muscular
II - Flácida: característica de quem apresenta flacidez
III - Edematosa: há grande edema
IV - Mista: mescla das formas anteriores, mas em regiões diferentes
Como tratar ou prevenir a celulite?
Existem uma série de medicamentos e produtos dermocosméticos no mercado que são eficientes, mas é importante lembrar que só o produto ou o medicamento não vai resolver. É necessário manter uma alimentação saudável, ingerir bastante água e praticar atividades físicas regularmente. Além disso, massagear a região após o banho com sérum ou óleo que possui ativos que ativam a circulação e tem ação drenante contribui para obter melhor resultado.
Conheça os ativos e plantas medicinais que melhoram a celulite:
Alcachofra
Cafeína
Canela
Cânfora
Cavalinha
Centella asiatica
Chá verde
Citrus aurantium
Drenalip
Gengibre
Ginkgo biloba
Hibisco
Mentol
Nicotinato de metila
Não se esqueça de falar com o profissional da saúde antes de usar qualquer produto.
Fontes:
O Óleo de Bétula para Celulite da Weleda é um produto inovador que atua diretamente na celulite, além de ativar a regeneração natural da pele deixando-a mais firme e lisa.
留言