Pine
Nome científico: Pinus sylvestris
​
Árvore esguia, que alcança altura superior a 30 m, com uma casca castanho-avermelhado na parte inferior e laranjaacastanhado na parte superior. Cresce em florestas e charnecas, gosta de solo arenoso. As flores masculinas e femininas crescem na mesma árvore; as masculinas são densamente cobertas de um pólen amarelo.
​
Palavras-chave: Autocensura pelos seus atos, culpa.
​
Esta essência floral destina-se aos sentimentos de culpa, que pode ser proveniente do passado, com o consequente sentimento de culpa alimentado durante muito anos, ou pode ser devido a alguma coisa mais recente. Este floral é para aqueles que responsabilizam a si próprios até mesmo pelos erros alheios, e que estão sempre se desculpando. São pessoas cheias de remorso, que oprimem a si mesmas com auto-reprovação, mesmo quando acontece de não terem feito nada errado.
​
Pine permite às pessoas aceitarem a responsabilidade com realismo e a fazer juízos de valores sólidos. Com este floral as pessoas aceitam-se e respeitam-se a si mesmas tais como fariam com os outros, sem juízos de valor excessivamente negativos. O Dr. Bach escreveu o seguinte sobre as pessoas Pine: “Qualquer sinal de condenação contra nós, ou os outros, é um sinal de condenação contra a Criação Universal do Amor e restringe-nos, limita os nossos poderes para permitir que o Amor Universal flua em nós e chegue até aos outros.”.
​
Afirmações positivas para praticar:
“Amo-me a mim mesmo exatamente como sou’.”
“Eu me perdoo, pois fui perdoado há muito tempo.”
“Cada erro é um degrau que nos aproxima de Deus.”
​
Fontes:
Os 38 Florais do dr. Edward Bach.
Terapia Floral do Dr. Bach - Teoria e prática.
Os Remédios Florais do Dr. Bach Passo a Passo.
​
​
Esta página possui uma breve descrição sobre uma das essências dos Florais de Bach e não deve ser usada como meio de automedicação devido a complexidade do entendimento desta terapia e para a sua segurança física, mental e emocional.
Existem muitos profissionais habilitados a indicar os Florais de Bach, faça uma consulta antes de usar qualquer essência.